Portal Comunique Irati

Sanepar adota medidas emergenciais para garantir o abastecimento de água em Irati

Imagem Ilustrativa
Reprodução AEN

Como solução definitiva, a Sanepar dará início, ainda em 2025, a uma obra que ampliará em 
mais de 50% a capacidade de produção de água tratada

Diante do aumento do consumo e das altas temperaturas, a Sanepar anunciou medidas emergenciais e investimentos estruturantes para garantir o abastecimento de água em Irati. A decisão foi discutida durante o evento Paraná Mais Cidades 2025 , realizado em Foz do Iguaçu, onde o prefeito Emiliano Gomes e o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley , trataram das principais demandas do município.

Enquanto as obras estruturais são planejadas, as ações imediatas já estão em andamento, incluindo as substituições de bombas na captação, o reforço no sistema de distribuição, os testes em um novo poço e a implantação de um reservatório flexível com capacidade de 500 mil litros .

Como solução definitiva, a Sanepar dará início, ainda em 2025, a uma obra que ampliará em mais de 50% a capacidade de produção de água tratada. O projeto prevê o aumento da captação no Rio Imbituvão, passando de 70 para 115 litros por segundo, além da construção de uma adutora de 11 km, uma estação elevatória intermediária e melhorias na estação de tratamento de água .

De acordo com a Sanepar, nos primeiros 40 dias de 2025, o consumo em Irati cresceu 12,4 milhões de litros em relação ao mesmo período do ano anterior, obtendo os níveis dos reservatórios e as configurações operacionais.

Diante desse cenário, a empresa reforça a importância do uso consciente da água e orienta a população a priorizar o consumo de alimentação e higiene pessoal, evitar desperdícios e adotar práticas sustentáveis, como reduzir o tempo de banho e reutilizar água sempre que possível.

Texto: Da redação, com informações da assessoria

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Comunique Irati
Portal Comunique Irati